Nossa História

         Nossa semente começou a ser semeada na UNIRIO, a Universidade que foi o elo entre nós três (David, Gustavo e Eu, a Maria). O jardim da UNIRIO sempre foi um local de encontro entre os estudantes dos cursos de Humanas, Artes Cênicas, Música  e Ciências Biológicas. Neste local aconteciam eventos estudantis, performances da galera de artes cênicas e da galera da música também, festas juninas, sambas , encontros pós simpósios, encontros de cursos, festival de chorinho e aonde nos encontrávamos cotidianamente entre um intervalo e outro, pós almoço ou pós aula. Nossa Universidade, aonde eu cursei o mestrado, mas onde o David e o Gustavo contemporâneamente a mim, viveram a graduação, realmente é um vasto universo de cultura e diversidade. A UNIRIO sem dúvida é nosso elo, nosso ponto de intercessão e faz parte da nossa formação como profissionais, mas mais do que isso, ela é uma Universidade de pensadores, criticos, poetas, musicos e cientistas que almejam e batalham por um mundo melhor e não é a toa que muitas idéias boas começam lá. 

          Como vocês já devem ter percebido, a nossa historia se encontra na UNIRIO e foi lá mesmo que nosso destino como empresa começou a ser traçado. David e Gustavo são amigos desde que se conheceram no curso de Ciências Biológicas e naturalmente já havia rolado muitas conversas a respeito de sonhos e idealizações envolvendo ciência, plantio de orgânicos e educação. Eu (Maria Clara) já existia no Universo da UNIRIO, ali no meu caminho de mestranda em Biodiversidade, trabalhando com ecologia de peixes marinhos da Baia de Guanabara, eu ainda não fazia parte nem de longe dos devaneios dos meninos. Nós ainda éramos apenas conhecidos, apesar de termos carinho e respeito uns pelos outros, nesta época eu tinha muito pouca intimidade com os dois (David e Gustavo).

          David Castor, na época, há uns 10 anos, cursava o último período do curso de Ciências Biológicas e já vinha trabalhando com feiras orgânicas, comercializando, produzindo e estudando os vegetais. Mais tarde cursaria o mestrado em agricultura orgânica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, da onde construiu a base de seu conhecimento agroecológico. David cresceu em um lar cercado de natureza e seus familiares sempre o incentivaram a manter um olhar curioso sobre o mundo que o cerca.

        Gustavo havia ingressado no curso de Ciências Biológicas no mesmo período que David e os dois mantiveram os laços de amizade formado durante o período de faculdade. Sempre muito comunicativo, encontrou no ensino de Ciências e na divulgação científica, sua satisfação e missão na vida.

         Foi aí que o sonho semeado nos Jardins da UNIRIO começou a germinar e consolidou-se em uma bela iniciativa de unir o conhecimento acerca das ciências, atrelada a um ideal de vida onde o ser humano pudesse viver em sintropia com a natureza, consumindo alimentos produzidos de maneira harmônica com o meio ambiente.

        No começo, a Energia da Terra era mais uma iniciativa de revender os produtos orgânicos oriundos de pequenos  produtores da região de Teresópolis e Friburgo, atuando como um elo entre campo e cidade. No entanto, havia ainda muitas dificuldades, principalmente logísticas, ao longo do caminho. Esta e outras dificuldades fizeram com que os meninos se dessem conta de que estavam fazendo pouco o que amavam e atuando mais na parte de distribuição de produtos. Sabemos da enorme importância e  admiramos plenamente o serviço de redistribuição de orgânicos, tão necessário para que o produto do pequeno produtor do campo consiga chegar a mesa do individuo da cidade, que envolvido ao estresse das grandes metrópoles se depara com a dificuldade de encontrar produtos com a garantia da qualidade orgânica, além do escasso tempo que muitas vezes nos impede de agir e viver de acordo com um estilo mais saudável e em harmonia com o meio ambiente.

    Essa experiência como distribuidores de orgânicos no  Rio de Janeiro, nos fez repensar como seria nossa conduta como empresa de impacto ambiental, educacional e social frente a população. Começamos a arquitetar uma maneira de consolidar nossos objetivos como biólogos, educadores e pequenos empresários, incentivando um estilo de vida mais integrado a natureza, encorajando pessoas comum a se engajarem no conhecimento das ciências, pois só podemos mudar o mundo através do conhecimento, sobre nós mesmos e sobre o todo. 

          Nesse ponto crucial da história da empresa, eu reapareci e pude viver junto a eles a luta e angustia diária para conseguir consolidar uma identidade a empresa. O que pra mim começou apenas como uma colaboração na parte de mídia social, acabou virando minha vida e hoje não consigo me imaginar separada da Energia da Terra. Junto aos meninos, principalmente o David, com quem eu vivo a maior parte do meu tempo,  eu aprendi a plantar, aprendi sobre abelhas sem ferrão e vivo o estilo de vida que sempre sonhei. Eu sou bióloga e sempre amei muito o contato com a natureza, porém após meu mestrado decidi que deveria trilhar meu caminho de uma forma mais livre antes de me aprofundar em um doutorado ou algo similar. A carreira acadêmica ainda estava muito difusa pra mim, pois eu não conseguia, na época, encontrar um meio de alcançar a população (a qual acho que é a que mais precisa) com minha pesquisa, o que me deixou frustrada e com dúvidas sobre qual caminho deveria seguir. Parti então para outro caminho, e fui me aventurar em outros horizontes. Como todo viajante da vida tive experiencias profundas e enriquecedoras, as quais fizeram de mim o que eu sou hoje. Por ter seguido meu coração, sei que hoje estou no lugar certo e agradeço ao David, e ao Gustavo por abrirem essa porta pra mim, a qual fará parte da minha vida onde quer que eu vá.

 

        Hoje somos sócios e acreditamos no potencial da empresa. Somos biólogos,  meliponicultores, agricultores orgânicos e empresários. Prestamos consultorias de horta e pomar em qualquer espaço que tenha a mínima incidência de sol necessária. Temos o diferencial de sempre trabalhar com bases agroecológicas, respeitando o meio ambiente e tentando consorciar vegetais, abelhas sem ferrão e compostagem, inspirando um estilo de vida sustentável e que estimule o prazer em aprender as ciências da vida.  Oferecemos nossos cursos em escolas, espaços educacionais públicos e privados, ONGS, empresas ou para qualquer pessoa física ou jurídica interessada em montar e/ou aprender sobre horta, abelha e/ou compostagem. Produzimos nossos produtos oriundos das nossas colmeias de abelhas nativas: como mel, própolis, atrativo para iscas de abelhas, mudas diversas, jardineiras agroecológicas, composteiras, insumos para horta e jardim, preparados e produzidos por nós (terra adubada, húmus de minhoca, biofertilizante orgânico, caldas defensivas orgânicas) . Parte da nossa produção orgânica, oriunda das nossas hortas e pomares são vendidos na forma de produtos processados e ainda trabalhamos com revenda de produtos produzidos por terceiros, sempre mantendo a preocupação a respeito da origem de cada produto. 

          Nossa ideologia como empresa é devolver a cada individuo a possibilidade de estar em maior contato com a natureza. Esta condição sempre nos foi natural, mas com o avanço das tecnologias, a industrialização , a urbanização, nosso dia a dia conturbado e a ilusão de que poderíamos viver separados e nos considerar independentes da mesma, fez com que criássemos um ideal de vida, em que apenas poderemos ser felizes se possuirmos cada vez mais bens materiais. Porém, por muito tempo não pensamos que para que todos tenhamos esse estilo de vida, é imprescindível que boa parte da nossa biodiversidade seja perdida e a natureza então teria pouco tempo para se recuperar, gerando assim um efeito em cascata,  ocasionando um caos, oriundo de cada desequilíbrio descontrolado.

         No entanto, de acordo com o conceito da biofilia, proposto pelo biólogo Edward Wilson, nossa relação com a natureza é genético e por isso muito mais antiga do que nossa condição como seres humanos urbanizados. Desde então, o nosso afastamento da natureza, acaba por nos adoecer,não sendo algo natural a nós. Um individuo que vive rodeado e em contato direto com a natureza, é também um individuo mais saudável e feliz, tanto mentalmente quanto físicamente, pois está sentindo a conexão com toda sua origem genética. Ele está entretido com o real funcionamento da vida, sempre em contato direto com as respostas que precisamos.

               Não é apenas o ser humano que ganha com essa reaproximação, mas também a natureza como um todo. Todo desequilíbrio ambiental que temos visto hoje em dia, está diretamente ligado com o afastamento e falta de empatia do homem com a natureza, o que acaba por ocasionar uma reação em cadeia de causa e consequência. Viver em sintropia com a natureza é para nós o caminho mais óbvio a seguir para alcançar a tão sonhada prosperidade. E acreditamos profundamente que podemos fazer a diferença no mundo se olharmos para nós mesmos e lá enxergarmos nosso papel no todo.

 

 somos parte de um todo, somos energia da Terra.

  • Facebook
  • Instagram

© 2019 por ENERGIA DA TERRA. Orgulhosamente criado com Wix.com

Energia da Terra - CNPJ: 30.584.872/0001-05 -  Rio de Janeiro, RJ 22430-100
energiadaterracesta@gmail.com -  Telefone: (21) 99812-0333 / (21) 98366-0648

@somosenergiadaterra